Pedagogia: quatro áreas que o profissional da área pode atuar

Pedagogia é a ciência dedicada à educação, em especial, em adequar um conteúdo informativo de acordo com as aptidões dos estudantes. O profissional que busca atuar nessa área deve, necessariamente, fazer o curso de licenciatura em Pedagogia.

O curso de licenciatura em Pedagogia é regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC) que estabelece duração mínima de 3.200 horas, o que representa de 3 a 4 anos, inclusive o período de estágio obrigatório. O curso pode ser encontrado nas modalidades presencial, semipresencial e à distância. A maioria das disciplinas da licenciatura é da área de Ciências Humanas e, em grande parte, evidenciam métodos e novas tecnologias de ensino e práticas de administração e planejamento educacional.

O curso de Pedagogia está associado popularmente à atuação em salas de aula, porém há um vasto campo de trabalho. A seguir elencamos algumas áreas em que o pedagogo licenciado pode seguir carreira.

Escolas

O pedagogo tem uma forte atuação em salas de aula no papel de professor. Tem aptidão para lecionar para crianças desde a educação infantil, até as séries iniciais, passando inclusive, pela fase da alfabetização.

Pode trabalhar também, na educação de jovens e adultos. E nesta área está um desafio para o pedagogo, já que terá que readaptar as técnicas e métodos de ensino para atender esse diferente público. Outra alternativa de atuação de um pedagogo é na administração escolar, desempenhando funções de coordenação, direção e até de orientador educacional.

Empresas e Instituições sem fins lucrativos

Em empresas, o pedagogo pode atuar no desenvolvimento de habilidades e competências dos funcionários, no que envolve criatividade, trabalho em equipe, entre outras. Essas atividades visam melhorias no ambiente de trabalho que resultem em progresso no desempenho da empresa.

Em instituições sem fins lucrativos relacionadas à área da educação, o pedagogo pode coordenar projetos educacionais, estipulando os melhores métodos para a plena execução das atividades.

Educação especial

O profissional de Pedagogia pode desempenhar importante função na educação de portadores de necessidades especiais, por meio da aplicação de técnicas pedagógicas específicas para os diferentes tipos de deficiência. O ideal é que pedagogos desta área invistam em cursos de especialização para aperfeiçoarem seus métodos.

Pesquisa e tecnologia

A formação em Pedagogia possibilita atuar no ramo da pesquisa acadêmica. Explorar pesquisas em educação auxilia no desenvolvimento da profissão e na descoberta e estudo de novas metodologias educacionais, capazes de facilitar a assimilação de conteúdo dos estudantes.

Aliado a isso, o pedagogo pode contribuir na criação de programas e jogos que tenham como princípio a educação e o aprendizado.

Outras atuações

Psicopedagogia é um campo que une pedagogia e psicologia com o objetivo de identificar impasses no aprendizado de estudantes, para então, orientar quanto a adoção de diferentes práticas de ensino.

Nesse sentido, o profissional pode atuar em hospitais, instituições públicas e sem fins lucrativos, como também em consultórios particulares. O pedagogo pode trabalhar também em editoras, produzindo materiais didáticos voltados a crianças e adolescentes em fase escolar.

Gostou das possibilidades de atuação dos profissionais de Pedagogia? Então, entre no site da Universidade Paulista – Unip e conheça mais sobre esse e outros cursos.

Referências:

https://unip.br/Ead/ensino/semipresencial/pedagogia

9 áreas de atuação para quem se forma no curso de Pedagogia

https://www.catho.com.br/educacao/blog/quero-cursar-pedagogia-onde-posso-atuar/

Descubra quanto tempo dura o curso de Pedagogia