Conheça as principais áreas que um administrador pode atuar

A área da administração é bastante procurada como curso de graduação pela sua ampla possibilidade de atuação em uma empresa. Desse modo, ser administrador possibilita ao graduado ter em mãos diversos caminhos para seguir e atuar no mercado de trabalho.

Assim, ele pode ocupar diversos cargos em diferentes áreas, e ser bem remunerado por isso. O curso dura em média quatro anos e o aluno sairá tendo conhecimento amplo para exercer diversas carreiras e crescer profissionalmente como administrador de empresas.

Conheça as seis áreas em que um administrador pode atuar e quais as responsabilidades de cada uma dessas funções:

Recursos humanos

A área de recursos humanos é uma das possibilidades de atuação do administrador. Sua função principal é fazer uma gestão eficiente de tudo que envolva a gestão de pessoas.

Isso envolve desde a seleção e contratação de mão de obra, treinamentos, planejamento da política de salários e carreiras, salários e folha de pagamento, demissões, entre outras funções.

Dessa forma, o bom desempenho da empresa depende justamente desse profissional. Ele é quem será responsável por atrair todo o capital humano de que a empresa necessita para produzir e manter boa margem de lucro.

Planejamento estratégico

Um administrador também pode atuar fazendo o planejamento estratégico da empresa. Isso significa que ele é responsável por identificar possíveis falhas e oportunidades de crescimento dentro de uma empresa.

Para se tornar um gestor estratégico, é preciso muita criatividade e ser um visionário. Ou seja, traçar planos de ações pertinentes que possam dar suporte para atingir as metas estabelecidas.

Logística

Muitas empresas necessitam de administradores que cuidem da parte logística da empresa. Esse profissional fica responsável por planejar recebimento de matéria-prima, pela entrega de produtos, estocagem, gestão de frotas, distribuição, entre outras atribuições.

O senso de organização dos administradores é primordial para essa função. Esse é um setor que não pode falhar, e os administradores atuam justamente na otimização do trabalho logístico dentro da empresa.

Administração financeira

O administrador financeiro é o responsável por controlar todas as finanças da empresa. Ou seja, essa é uma função que exige muita responsabilidade. Em contrapartida, os saláriospara quem atua nessa área costumam ser bem generosos.

Afinal, esse profissional é responsável por cuidar dos números da empresa, isto é, tudo o que envolve movimentação de valores. Fica sob sua responsabilidade controlar entradas no caixa, gastos, custos, investimentos, média salarial, entre outras movimentações importantes que fazem parte de uma organização.

Administração de produção e operações

A principal função de um administrador de produção e operações é garantir o bom funcionamento da cadeia produtiva da empresa. E, para que isso seja possível, o administrador deve prezar pela qualidade, otimizar a execução dos trabalhos e manter a eficiência no setor.

Por isso, é importante que o gestor da produção esteja atento a toda cadeia produtiva e forneça os insumos e ferramentas necessários para que as metas de produção sejam atingidas.

Empreendedorismo

Muitos profissionais apostam na criatividade e buscam soluções inteligentes para atrair clientes e estabelecer uma empresa no mercado. Se você sonha em ser um empresário e administrar sua própria empresa, ser empreendedor pode ser a sua opção ao terminar um curso de graduação em administração.

O empreendedorismo é uma área que atrai profissionais visionários que aproveitam as oportunidades para criar uma empresa e fazê-la crescer. E, com uma formação universitária, você terá muito mais conhecimento técnico para gerir um negócio e fazer com que uma empresa se destaque no mercado.

Quer conhecer mais sobre o curso de Administração? Entre no site da UNIP e fique por dentro da matriz curricular e da quantidade de conhecimento que você vai obter ao escolher o curso de Administração.