Quais as oportunidades para graduados em Serviço Social?

Se você está se graduando ou pensa em cursar a faculdade de Serviço Social e quer saber quais são as áreas que você poderá atuar profissionalmente, chegou ao local certo. No artigo de hoje, vamos abordar um pouco sobre essa profissão que tem um propósito tão bonito perante os outros seres humanos.

Graduação em Serviço Social

Quando você é graduação em Serviço Social, você se tornar um assistente social. Esse profissional tem o compromisso de planejar, implementar, coordenar e avaliar as políticas e os projetos sociais que tenham relação com indivíduos, grupos, comunidades e instituição.

Durante o curso de Serviço Social, o estudante é instigado a ter compreensão crítica sobre os problemas sociais e deve ter o domínio de teorias e métodos para agir com processos sociais durante o dia a dia de profissão.

Mercado de trabalho para o Serviço Social

O mercado de trabalho desta profissão está em crescimento e novas áreas de atuação estão sendo incluídas. O campo de atuação tradicional é conhecido pela atuação no amparo às pessoas que vivem socialmente marginalizadas ou abandonas. Nestes casos, o profissional pode atuar com seres humanos que são dependentes químicos, com crianças ou adolescentes abandonados ou que sofrem de maus tratos, pessoas em situação de perigo social ou de extrema pobreza, presidiários etc.

O assistente social é um verdadeiro herói que luta contra a desigualdade e as três principais frentes de atuação são: na assistência direta a pessoas socialmente necessitadas, na formulação de políticas sociais aos órgãos e na pesquisa e implementação de projetos que visam diminuir a desigualdade e os problemas sociais.

Além disso, o profissional também pode atuar em entidades, escolas, centros de saúde, sindicatos e creches.

Com a consciência corporativa perante a valorização de funcionários, criou-se um novo ramo de atuação para o assistente social. As empresas estão se transformando e entendo a importância de valorizar o funcionário e a qualidade de vida das pessoas que são impactadas direta e indiretamente pelo ramo de atuação da empresa.

A conduta responsável e a importância do impacto socioambiental permitem que os assistentes sociais trabalhem para a empresa em prol de projetos de apoio dessas áreas. Na área de Recursos Humanos, também foi aberto um ramo de atuação bem importante para o mundo corporativo: o profissional formado em Serviço Social pode trabalhar com o objetivo de criar políticas e ações que valorização, atraem e retém pessoas dentro das organizações. Além disso, também pode atuar no auxílio às pessoas demitidas para que elas consigam recolocação no mercado de trabalho.

Comece seus estudos em Serviço Social

Se você acha que não tempo ou dinheiro para iniciar uma graduação, é porque você ainda não conhece a UNIP. Oferecemos cursos superior online e com mensalidades que cabem no seu bolso.

A graduação de Serviço Social on-line está aberta para início em 2020. Comece o ano investindo em você mesmo! Entre no nosso site , conheça mais sobre a nossa grade curricular e faça a sua matrícula.