Por que fazer uma graduação?

Você já deve ter escutado que ter uma graduação é o pontapé inicial para o sucesso profissional. Mas, você deve estar se perguntando: essa afirmação é verdadeira? Sim! Sem dúvida alguma, ter um diploma abre muitas portas no mercado de trabalho.
E não só isso! Ter um nível superior pode até triplicar a renda segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc) de 2018 e divulgada pelo IBGE.
Antes de explicar o porquê, é importante compreender, de fato, o que é uma graduação, não é verdade? Então vamos lá!

O que é graduação?

Graduação refere-se ao ensino superior. É o nível de ensino que vem depois do Ensino Médio e permite aquele que se formou exercer a profissão na qual estudou.
Existem diversas instituições de ensino superior no Brasil e são elas que disponibilizam os cursos de graduação. São classificadas em faculdade, centro universitário e universidade de acordo com alguns critérios do Ministério da Educação (MEC).

Como fazer uma graduação

A exigência para a realização de uma graduação é a conclusão do ensino médio. Diferente do ensino básico, onde há vagas gratuitas para todos os estudantes na rede pública, no ensino superior é diferente.
As vagas são limitadas e o processo seletivo, chamado de vestibular, que comprova os conhecimentos dos estudantes nas universidades públicas são extremamente concorridos. Apenas quem alcança as melhores notas são selecionados e há candidatos que tentam há anos.
Há também faculdades particulares com um nível de qualidade alto e profissionais altamente capacitados que disponibilizam vagas em todos os cursos.

Motivos para fazer uma graduação

Além de abrir portas e aumentar as chances de ganhos salariais, realizar uma graduação oferece diversos outros benefícios. Um deles é a aquisição de conhecimentos, afinal de contas, “conhecimento é poder”.
A obtenção de conhecimentos amplia a visão crítica e desenvolve a capacidade de tomar decisões acertadas. E isso não apenas no lado profissional, mas também no pessoal, ao educar um filho, por exemplo, visto que proporciona uma análise mais assertiva das situações cotidianas.
Para quem sonha em ter turbinar a carreira, o primeiro passo é a graduação. Alguns cargos, por exemplo, exigem um diploma de nível superior. Além disso, oferece mais chances de crescimento no emprego atual.
O retorno salarial também é muito mais positivo para quem tem uma graduação. De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a diferença entre quem possui diploma e que não possui chega a mais de 150%.
Pode-se destacar ainda possibilidade de especialização, o que também aumenta as chances de melhorar a carreira, fazer network, visto que há uma interação com diversos professores e outros alunos, possibilidades de intercâmbio, para quem sonha em ter uma experiência fora do país e muito mais.
E não adianta dizer que a rotina puxada não permite a entrada num curso de nível superior. Isso porque, os cursos de graduação a distância têm conquistado cada vez mais adeptos.

Vantagens da graduação a distância

Estudar a distância é uma excelente oportunidade para quem não tem tempo e sonha em ter um diploma de nível superior. Atualmente, o número de alunos nessa modalidade de ensino já supera 1,3 milhão.
Alguns dos principais benefícios são a possibilidade de estudar de forma mais tranquila, pois os materiais ficam disponíveis e podem ser acessados a qualquer momento, comodidade, economia de tempo, interação, além de todos as demais vantagens de qualquer curso presencial. Saiba mais acessando nosso site!